terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS

Esterilização de materiaisé a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Como exemplo, uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida ao calor durante um determinado tempo, destruindo todas as bactérias, seus esporos, vírus e fungos. Existem várias técnicas de esterilização, que apresentam vantagens e desvantagens; contudo, a técnica usada mais regularmente é a autoclavagem
Conceito técnico.

Esterilização de materiais é na verdade a tendencia de eliminação de todas as bactérias ou redução da população de uma colónia, pois ainda depois da esterilização o material supostamente estéril ainda possui uma porção minima de bacterias portanto depois de esteril estes materiais são colocados com uma data de validade e armazenados em uma sala com temperatura controlada, isto é, se não forem usados neste periodo os materiais deverão serem esterilizados novamente. A questão da temperatura de esterilização,quanto maior a temperatura menor é o tempo de exposição dos materiais isto se referindo a esterilização a vapor, hoje em dia existe dois tipos de temperaturas, 121 °C e de 134 °C em autoclaves, para manter a segurança e aumentar a confiabilidade no fim do processo, os materiais não devem sairem molhados deste tipo de equipamento,o que seca o material no fim da esterilização ou fase de secagem é a temperatura que o material fica exposto da "camara externa",que por sua vez a pressão é geralmente maior que a pressão na camara onde ficam os materiais,a maioria das auto claves contem duas camaras facilitando este processo." apesar de toda esta tecnologia que temos hoje o conceito de que o material está totalmente estéril é falso, podemos falar em metodos mais seguros que é o correcto. A proximidade de um processo de esterilização com qualidade encontra-se na validação e qualificação do equipamento, no suprimento de água do vapor, da manutenção.

Flambagem
A flambagem é a colocação do material sobre o fogo até que o metal fique vermelho.
Vantagem: fácil execução
Desvantagem: Não é seguro, pode não esterilizar alguns tipos de bactérias pelo baixo tempo de exposição. Estraga do material tem uma cor preta, e com cheiro forte.

Calor seco
Atua sobre os microorganismos provocando a oxidação dos constituintes celulares orgânicos e a desnaturação e coagulação das proteínas. Penetra nas substâncias de uma forma mais lenta que o calor úmido e por isso exige temperaturas mais elevadas e tempos mais longos, para que haja uma eficaz esterilização.

São utilizadas as estufas. Conforme o calor gerado recomenda-se um certo tempo: a 170 Graus Celsius, são necessários 60 minutos. A 120 Graus são necessários 12 horas.

Vantagens: não forma ferrugem, não danifica materiais de corte. É o ideal para vidros, metais, algumas gorduras e substâncias em pó.

Desvantagens: O material deve ser resistente a variação da temperatura. Não esteriliza líquidos.

Calor úmido
Atua também desnaturando e coagulando as proteínas das células microbianas, mas a água vai influenciar a destruição das membranas e enzimas pois pode induzir a destruição das ligações de hidrogénio, o que vai tornar estes processos mais eficazes e diminuir o tempo de exposição.

1.Autoclavagem: é a exposição do material a vapor de água sob pressão, a 122 °C durante 15min. É o processo mais usado e os materiais devem ser embalados de forma a permitirem o contacto total do material com o vapor de água. Deve ser realizado no vácuo para permitir que a temperatura não seja inferior à desejada, permitir a penetração do vapor nos poros dos corpos porosos e impedir a formação de uma camada inferior mais fria. Podem ser usados autoclaves de parede simples (que são mais rudimentares) ou de parede dupla, que permitem melhor extracção do ar e melhor secagem. É muito usado para o vidro seco e materiais que não oxidem com água (os materiais termolábeis não podem ser esterilizados por esta técnica). É utilizada ainda para esterilizar tecidos. A sua eficácia é valiada por dois métodos. Indicadores químicos: mudam de cor consoante a temperatura (ex. tubos de Brown a fita adesiva Bowie-Dick). Indicadores biológicos: tubo com suspensão de esporos de bactérias muito resistente (Bacillus stearothermophylus) que morrem quando expostos por 12 min ou mais a uma temperatura de 122 °C. Após um repouso de 14h, faz-se uma sementeira dos esporos, que deve dar negativa. Ver autoclave.

Vantagens: fácil uso, custo acessível para grandes hospitais.

Desvantagens: Não serve para esterilizar pós e líquidos.

2.Nota:Hoje já existem modelos de autoclaves que esterilizam cargas líquidas.

3.Ebulição: Não é um verdadeiro método, pois não elimina formas resistentes. A sua condição mínima é a fervura a 100 °C durante 15 min.

4.Tindalização: o material é submetido a 3 sessões de exposição a vapor de água a 100 °C, durante 20-45min, 45min e 20-45min, com um tempo de repouso entre elas de 24h. Consegue-se a esterilização, visto que permite a germinação dos esporos entre duas sessões e sua posterior destruição. É usada para soluções açucaradas ou que contenham gelatina.

Raios Gama/Cobalto
Os raios-gama têm comprimentos de onda ainda menores do que o tamanho dos átomos. Os fótons de raio-gama levam muita energia e são mortais.


Vantagens: Esteriliza uma variedade de materiais

Desvantagens: caro e perigoso, requer equipe altamente especializada.

Métodos químicos
1.Gás Óxido de Etileno:O gás óxido de etileno é um produto altamente tóxico usado para esterilizar materiais.

Vantagens: Não danifica os materiais

Desvantagens: Danos ao meio ambiente quando manipulado erroneamente, alto custo, tóxico para o manipulador, requer aeração de 48 horas. demorado.

2.Glutaraldeído: Fornecido na forma de líquido a 25 ou 50%, são pouco voláteis a frio e utilizados para a desinfecção de instrumentos médicos. Irritante das mucosas e tóxico, necessita de cuidados especiais

Vantagens: facilidade de uso

Desvantagens: esterilização é tempo dependente. É necessário a imersão total do material. Alergênico, tóxico e irritante. Mycobacterias podem ser resistentes, bem como esporos.

3.Formaldeído: Atualmente utilizado em processos fechados com autoclave especial. A esterilização é eficiente mas depende de umidade local controlada.

Vantagens: Barato. Muito eficiente. Ciclo de 6 horas. Baixa temperatura (55 °C)

Desvantagens: Requer equipamento específico e controle rigoroso.

4.Ácido peracético: Líquido que esteriliza materiais por imersão.

Vantagens: rapidez: em 20 minutos sob imersão apresenta esterilização

Desvantagens: Tóxico, o material deve ser submergido, impossibilitando seu uso para pós e líquidos.

5.Plasma de Peróxido de Hidrogênio: Sistema à gás que utiliza equipamento complexo composto de alto vácuo e gerador eletrico de plasma. Processo químico eficiente e de baixa temperatura (35~40 °C).

Vantagens: Rapidez, eficiencia, baixa temperatura.

Desvantagens: Custo alto do equipamento e processo, incompatibilidade de embalagens.

Filtração
Usa-se habitualmente em soluções e gases termolábeis. As substâncias atravessam superfícies filtrantes, e a técnica é considerada esterilizante conforme o diâmetro dos poros. Se os poros tiverem um diâmetro igual ou inferior a 0.2 μm, embora não retenham vírus. Os filtros podem ser de vários tipos – velas porosas, discos de amianto, filtros de vidro poroso, de celulose, e filtros “millipore” (membranas de acetato de celulose ou de policarbonato).

texto extaraído da Wikipédia (enciclopédia livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário